02.11.2015 / Coisas bacanas
A força das mulheres e o crowdfunding

Mineira que vive entre Rio e São Paulo desde os 16 anos, a produtora musical, artista visual e fotógrafa Elza Cohen apresenta aqui no Eu Vejo Beleza sua série As Lavadeiras do Rio Gorutuba. Elza tem focado seu trabalho em mulheres urbanas e rurais do Brasil que mantêm profissões tradicionais, mesmo vivendo na era da tecnologia, com acesso a internet de todo lugar.

Cores e poesia no ensaio de Elza Cohen com as lavadeiras do Rio Gorutuba, em Minas Gerais

Cores e poesia no ensaio de Elza Cohen com as lavadeiras do Rio Gorutuba, em Minas Gerais

“Elas se preocupam em contribuir com a economia familiar ou até muitas são as únicas provedoras da família… quero mostrar, através do meu olhar, a beleza, a força e a dignidade dessas mulheres que lutam para sobreviver de uma forma bela e criativa. Minha ideia é viajar por vários lugares do Brasil e, no futuro, para a Índia, também retratando esse mesmo tema”, conta a fotógrafa, que passa a vida entre a cidade e a fazenda. Ela começou o trabalho por Minas por ser sua terra natal. E ficou encantada com as lavadeiras: “Todos os dias, elas descem pro rio de bike, moto, carro, a cavalo ou a pé com suas trouxas na cabeça. Divertem-se, cantam, conversam, desabafam e aliviam o calor, bem forte na região”.

Recentemente, Elza Cohen foi assaltada e perdeu todo o seu equipamento em Montes Claros, por isso criou a campanha de crowdfunding Traga o Amor da Elza de Volta em um Clique. O dinheiro arrecadado irá ajudar a fotógrafa a comprar uma nova câmera, mas também vai contribuir para realizar a exposição ‘Você Trouxe de Volta o Amor da Elza’. A mostra terá como tema ‘street photography’, com imagens capturadas nas ruas do RJ, SP e MG: “Enquadrar cenas na rua é minha paixão”.

A artista está um pouco decepcionada com o resultado da campanha, pois enfrenta um problema ainda comum no país: “A campanha está no ar, mas poucos já contribuíram. Percebo que aqui no Brasil o crowdfunding ainda é muito pouco difundido e falta às pessoas se esclarecerem mais. Essa prática é supercomum no exterior. Através do financiamento coletivo, é possível apoiar e realizar ideias inovadoras. É uma tendência. Aqui ainda há preconceito e associam a assistencialismo e não a um patrocínio coletivo”, critica. Tá certa a Elza.

As Lavadeiras 5 As Lavadeiras 4 As Lavadeiras  3 As Lavadeiras do Rio Gorutuba foto 2

Fotos de Elza Cohen, especial para Eu Vejo Beleza