05.12.2015 / Coisas bacanas
Acessibilidade na prática, com muito charme

“As pessoas precisam entender que é possível fazer uma casa rica em recursos de acessibilidade, sem abrir mão do conforto e do charme”. No Dia Mundial da Acessibilidade, o Eu Vejo Beleza volta o seu olhar para a questão quase nunca discutida: o que pode ser feito para melhorar a vida de quem tem necessidades especiais?

As designers de interiores Rosa Prado e Ana Valpaços, donas da AR Interiores, respondem a essa pergunta todos os dias quando entregam um projeto. “O meu sobrinho é cadeirante e eu lido com essa questão desde muito antes de abrir o escritório com a Ana. A acessibilidade da teoria é muito diferente da prática. “Quando eu saia com o meu sobrinho, o que mais me chocava era ver que eram poucos os restaurantes preparados para receber um deficiente físico. E isso tinha que ser algo básico para a casa funcionar”, diz a profissional. “Além do deficiente, também nos preocupamos muito com o idoso. E as mudanças para facilitar a vida dessas pessoas são simples. Por exemplo, nas áreas molhadas (banheiro e cozinha), a gente sempre planeja um piso com antiderrapante e uma iluminação bastante clara. Outro dica bacana é ter espaços com poucos móveis. Isso facilita a circulação das pessoas”, acrescenta Ana.

Rosa Maria Prado e Ana Maria Valpaços: as designers de interiores assinam o estande do Eu Vejo Beleza/ Lounge do Bem na Babilônia

Rosa Maria Prado e Ana Maria Valpaços: as designers de interiores assinam o estande do Eu Vejo Beleza/ Lounge do Bem na Babilônia

Versáteis, as sócias, que assinam a ambientação do estande do Eu Vejo Beleza na Babilônia Feira Hype, o Lounge do Bem, caminham bem por diversos ambientes sem nunca deixar de lado o diferencial da marca: entregar sempre um projeto que é a cara do cliente. “O nosso diferencial está, sem sombra de dúvida, na capacidade que temos de ter um bom diálogo, tanto com clientes mais jovens quanto com os mais idosos. Nossa parceria nos coloca em dois patamares distintos, porém sempre em sintonia, devido às nossas personalidades e idades diferentes. Onde o clássico e o moderno se identificam e ao mesmo tempo se completam”, diz Ana

Amigas desde os tempos de faculdade, Ana e Rosa também têm uma outra preocupação, o meio ambiente. “Por isso, temos uma parceria legal com a Vimoso. Além de ser um nome extremamente respeitado no mercado, a Vimoso tem móveis de qualidade e peças de fibra e de madeira. É uma empresa que usa material natural e respeita muito o meio ambiente. A empresa de Custódio Ribeiro, que empresta os móveis para o ambiente lindo do estande do Eu Vejo Beleza, bomba nas festas mais badaladas do Rio, com rico acervo de móveis com a cara da natureza, usando junco natural, ferro, madeira, tudo bem rústico e de forma responsável.

E o que será que Ana e Rosa, essa dupla dinâmica, está preparando para encantar os olhos e a alma de seus clientes em 2016?  “Todos os nossos projetos são especiais e marcantes: uns pelos desafios que encontramos, outros pelos próprios clientes que se tornam amigos. Não vamos adiantar muita coisa porque é segredo, mas podemos dizer que vem muita coisa boa por aí”.

O evento de lançamento do Eu Vejo Beleza será no próximo fim de semana (dias 12 e 13 de dezembro), dentro da Babilônia Feira Hype, na Marina da Glória, com talk shows sobre iniciativas do bem, a partir de 16h30.

Projeto de banheiro adaptado da AR Interiores, com box sem porta e barras laterais

Projeto de banheiro adaptado da AR Interiores, com box sem porta e barras laterais

Projeto da AR: modernização de ambientes, com soluções econômicas e funcionais

Projeto da AR: modernização de ambientes, com soluções econômicas e funcionais

Bancos Araçã, da Vimoso, de ferro e junco natural, estarão na decoração do Lounge do Bem na BFH

Bancos Araçã, da Vimoso, de ferro e junco natural, estarão na decoração do Lounge do Bem na BFH

Reportagem de Carmen Lúcia para o Eu Vejo Beleza