24.12.2015 / Coisas bacanas
Boas ações o ano inteiro

Meu nome é Liliane Barros Marty Caron. Nasci no interior de São Paulo e, desde muito criança, sempre gostei de ajudar. Já são 25 anos que faço trabalhos sociais. Casei e continuei os trabalhos voluntários. Mudamos para Belo Horizonte e lá conheci a ex-modelo Camila Chiari, que tornou-se uma irmã de alma e, juntas, começamos mais ações: visitamos asilos, fazemos dia da beleza para pacientes em tratamento quimioterápico, realizamos sonhos de crianças em tratamento de câncer, visitamos comunidades carentes e levamos alimentos, cobertores e roupas. Fazemos ações no Natal e em datas especiais.

No ano de 2014, tive um sonho. Sonhei que fazia 15 anos e era uma grande festa, um baile maravilhoso, em que o príncipe era o Rodrigo Santoro e as convidadas eram as meninas das comunidades que fazíamos trabalhos. Liguei para Camila, contei o sonho e falei: “Vamos fazer um baile de debutantes para meninas que tenham boas notas e estudem em escola pública?”

Levamos a ideia adiante e, assim, nasceu o Projeto Fadas Madrinhas, que se propõe a oferecer um Baile de Debutantes para adolescentes da rede pública de ensino, com boas notas e que tenham o desejo latente de comemorar seus 15 anos, por algum motivo que considerem especial e imprescindível. Ou mesmo a própria data.

Para participar, elas enviam uma carta ou e-mail para projetofadasmadrinhas1@gmail.com contando sobre seu cotidiano e apontam as dificuldades para realizar este sonho. São histórias marcantes de vida de jovens que estão apenas começando seu percurso. Sendo assim, nos propomos a tornar real o desejo de celebração destas adolescentes, com a ajuda de amigos e parceiros.

O primeiro Baile aconteceu em Belo Horizonte no Clube Chalezinho e contemplou adolescentes dos bairros Pindorama, Alto Vera Cruz e ONG Proação, Força do Bem. Também agraciou participantes das cidades de Ouro Branco, São João Del Rei, Viçosa, Conceição do Mato Dentro, Angra dos Reis, comunidade quilombola Buraco. Foi uma festa linda, que teve como príncipe o ator Victor Pecoraro e a participação especial do cantor Diogo Nogueira. Nas cartinhas e e-mails recebidos, as meninas contavam seus sonhos e algumas vinham de problemas seriíssimos de saúde.

Neste mesmo ano, após três anos na fila do cadastro nacional de adoção, nossas filhas chegaram, de 3 e 4 anos. Então eu e meu marido resolvemos nos mudar para Búzios, onde a qualidade de vida seria bem melhor para as nossas filhas. Aqui não parei, conheci a famosa cerimonialista Raquel Abdu, superprofissional e uma das pessoas mais competentes que tive o prazer de conhecer, e ela também abraçou o projeto. Então, resolvemos transferir o baile para Búzios, onde as meninas agora seriam de todo o Brasil.

Na edição do projeto Fadas Madrinhas Baile de Debutantes Búzios foram recebidos  aproximadamente 2 mil e-mails e 200 cartinhas. Em praticamente todas as cartas, as meninas falam da importância de não desistirem dos próprios sonhos. Foram escolhidas  25 adolescentes de todo o país, muitas viram o mar pela primeira vez. Não escolhemos as cartas mais tristes e, sim, as de superação. Além de serem boas filhas e boas alunas, elas escreveram cartinhas superpositivas, destacando a importância dos estudos para ser alguém na vida. Elas também querem proporcionar um futuro melhor para os pais!

O evento aconteceu no Privilège, com a presença do ator Paulo Dalagnoli, da novela ‘Malhação’. Os vestidos usados eram de Victor Dzenk e os sapatos, Melissa. Noite linda do Baile de Debutantes: fadas madrinhas, príncipes, cinderelas, reis, rainhas e um castelo! Sim, o Privilége Búzios se transformou em um lindo castelo. Castelo que realizou sonhos, encantando momentos, revelando sorrisos.  As debutantes brilharam e a noite foi delas! Quem tinha dificuldade em andar nos mostrou que tinham almas que voavam, quem era especial nos fez chorar de alegria. Foi tudo abençoado, foi tudo Divino. Para quem não revivia mais os contos de fadas, uma luz tornou possível revivê-los. Noite de alegrias!

Para o Baile de Debutantes 2016 – já começamos a selecionar adolescentes de todo o Brasil-, recebemos cerca de 100 e-mails por dia e já escolhemos nove meninas. Serão 30 ao todo. Fizemos também uma parceria com o hospital de câncer de Barretos, ala infantojuvenil, onde meninas em tratamento também poderão participar. Vamos selecionar três meninas de lá. Cada adolescente escolhida pode e deve vir acompanhada dos pais. Transporte, alimentação, vestido, sapato, biquíni, passeio… tudo é feito com a colaboração de amigos e de grifes renomadas, a família não tem gastos.

Amo realizar sonhos e, com a chegada das minhas filhas, a vida ficou mais bela. Elas entendem e até ajudam.

debutantes2

O baile todo: meninas do Brasil na festa deste ano, em Búzios, no Privilège

O ator Paulo Dalagnoli foi o príncipe encantado das moças

O ator Paulo Dalagnoli foi o príncipe encantado do projeto, para surpresa das mocinhas, que dançaram valsa com ele

As meninas selecionadas para o Fadas Madrinhas: felizes na Praia da Armação. Algumas nunca tinham visto o mar

As meninas selecionadas para o Fadas Madrinhas: felizes na Praia da Armação. Algumas nunca tinham visto o mar

Sobre a autora deste texto, especial para Eu Vejo Beleza:

Liliane Barros Marty Caron é empresária, caridosa e adora realizar sonhos.

Fotos de Alexandre Fontenele e Gonzalo Arselli/ divulgação