04.12.2015 / Coisas bacanas
Inclusão social pela gastronomia

Saem Batman, Mulher Maravilha, Homem de Ferro. Entram Dona Berinjela e Seu Espinafre. Saem frituras e desinformação. Entram frutas, verduras e acesso. Nesse vaivém, a Super Liga Gastromotiva da Comida leva sabor e conhecimento amanhã a moradores do Jardim Gramacho. O projeto é uma parceria da Gastromotiva com a Unisuam, representada pelos graduandos do curso profissionalizante de gastronomia. O esquadrão vai mobilizar famílias e merendeiras em torno da alimentação saudável.

Super-heróis em ação com as crianças

Super-heróis da Super Liga Gastromotiva em ação com as crianças

“A gente supõe que as pessoas não se alimentam bem porque não querem, mas é porque não têm informação. Então, através de oficinas sensoriais, mexendo com tato, visão e paladar, fazemos com que as crianças entrem em contato com a comida, despertando interesse por frutas, hortaliças…”, explica Ernani Gouveia, co-fundador e presidente da Gastromotiva. “Eu estava conversando com a Bela Gil que esse tipo de informação é muito difícil. A gente precisa trazer alternativas de alimentos que possam atingir pessoas de baixa renda.  Não adianta falar de chia e farinha de berinjela, que são produtos caros. Mas pode-se falar em fazer um pão com mandioca, que é barato e melhor que o trigo, que nem nacional é!”

A Super Liga Gastromotiva de Comida ganhou o Prêmio Amil contra a Obesidade Infantil com o projeto, que acontece também em São Paulo e Salvador. A Gastromotiva – que no Rio tem entre os 25 restaurantes parceiros o Quadrucci, Aconchego Carioca e Gula Gula – já formou mil aprendizes. É uma organização que usa a gastronomia como agente de mudança social. Na versão do Jardim Gramacho, um clown fará as vezes de Dona Berinjela. O evento acontece neste sábado de 11h às 15h, na Escola Municipal Mauro de Castro (Rua Caramuru 84, Caxias).

DSC04762

20151019054908-6