14.12.2015 / Coisas bacanas
Muita emoção (de novo!) no segundo dia do Lounge do Bem

A emoção rolou solta no segundo e último dia do Lounge do Bem, que marcou o lançamento do Eu Vejo Beleza na Babilônia Feira Hype, na Marina da Glória. No talk show de hoje, com os temas acessibilidade e responsabilidade ambiental, os convidados Breno Viola, que tem síndrome de Down, sua mãe, a psicóloga Suely Viola, e Isabel Fillardis, atriz e criadora do Instituto Doe seu Lixo, mostraram que também estão em sintonia com o tema lançado pela Babilônia nesta edição: ‘O bem está na moda e a moda é ser do bem’.

Mediado por Karla Rondon Prado, idealizadora e editora do Eu Vejo Beleza, o encontro promoveu o renascimento do pensamento positivo, para bem-estar e alívio de uma atenta plateia. “Queremos lembrar que coisas boas ainda existem, o que falta é divulgação para elas.  Promover o bem não é vergonha para ninguém, muito pelo contrário. É a opção que temos, se queremos um mundo melhor pra gente e para os nossos filhos”, disse Karla, ao abrir o encontro.

Breno, que é ator, apresentador e atleta campeão mundial de judô, lembrou da importância da acessibilidade para quem tem deficiência e pediu por menos preconceito. “Antigamente diziam que eu só viveria até os 12 anos e que eu era um coitadinho. Não é assim. Eu sou um cidadão. Hoje em dia, as coisas melhoraram muito, mas ainda tem muito que caminhar. A acessibilidade nos espaços públicos, por exemplo, ainda é bastante limitada”, argumentou. Suely Viola, mãe de Breno, que também é pedagoga, contou como foi a experiência de ter um filho com Down há 35 anos. “Me preparei 20 anos antes, quando dei aula para uma turma especial. Na escola, debochavam dos alunos, das merendeiras aos professores. Eu os levei a sério, ensinei a fazer higiene antes de comer, ensinei a cantar em várias línguas, fazia plano de aulas e os ensinei a ter autoestima”, contou, sendo aplaudida fortemente. “Quando o Breno veio, eu pedi pra Deus me ajudar a fazer esse menino feliz. Não houve desespero”.

Ser mãe de uma criança com uma doença rara, a Síndrome de West, e a vontade de fazer um mundo melhor para seus herdeiros fez Isabel despertar bem cedo para as ações sociais. Em 2003, criou o Instituto Doe Seu Lixo e a ONG Força do Bem, em que ajuda crianças com a mesma síndrome do filho Jamal. Ela lembrou do início do Doe Seu Lixo, hoje referência mundial, e que o trabalho começou através da vontade de ajudar moradores de rua. O espaço procura conciliar desenvolvimento, geração de empregos, aumento de renda e da qualidade de vida com a redução de impactos ambientais, ao buscar soluções para o grande problema da gestão e destinação inadequada dos resíduos sólidos, trabalhando pela inclusão das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e fazendo da reciclagem um negócio sustentável. “Sempre tive medo do mundo que os meus filhos poderiam receber. No Instituto, não só resolvemos o problema do impacto do lixo no meio ambiente, como também capacitamos pessoas para trabalhar com a gente”.

A atriz também falou da ONG Força do Bem, que hoje funciona muito mais como um centro de troca de informações a respeito da doença que é uma forma grave de epilepsia, que compromete o desenvolvimento da criança. “A ideia é ajudar outras crianças e suas famílias. Doamos leite, fralda e ajudamos nas dúvidas sobre o diagnóstico”, explicou. Eles também funcionam como um facilitador no acesso a tratamentos, tendo uma parceria com a rede de hospitais de referência Sarah Kubitschek.

Breno Viola roubou a cena. Encarnou Rodrigo Lombardi em ‘Salve Jorge’ e fez Isabel se passar por Nanda Costa, fazendo charme de galã. Encantado com a atriz, o ator adiantou que o filme ‘Colegas’, um sucesso no cinema, feito por atores com síndrome de Down e veteranos como Lima Duarte, terá continuação. “Vem aí ‘Colegas 2’ e eu vou sugerir que Isabel esteja no elenco”. A atriz amou a ideia e elogiou Breno. O judoca do Flamengo anunciou a Passeata Internacional da Síndrome de Down, que será em março no Rio, e admitiu que está ansioso, aguardando o resultado para saber se será um dos atletas a conduzir a tocha olímpica no Rio. No fim do encontro, Karla leu o Manifesto do Bem, última crônica postada no site Eu Vejo Beleza.

Robert Guimarães, diretor geral da Babilônia Feira Hype, lembrou aos convidados que o Lounge do Bem / Eu Vejo Beleza, recebeu os primeiros de uma série de encontros, uma semente plantada para a realização da Primeira Conferência Internacional do Bem: “A conferência, reunindo pessoas do mundo todo que promovem iniciativas do bem, será o maior legado que as Olímpiadas vão deixar para o Rio”.

O estande teve ambientação da AR Interiores, com móveis da Vimoso, TV High End, tapetes Casa Júlio e degustação do ‘mind cooler’ Slow Cow, a bebida-tendência que promove o relaxamento.

Fotos de Ricardo Gama

foto ricardo gama (5) (1)

O espaço do Eu Vejo Beleza foi o mais concorrido da feira, com vista privilegiada e ambientação da AR Interiores

foto ricardo gama (18)

Água personalizada foi o charme do Lounge do Bem e matou a sede num dia ensolarado

foto ricardo gama (26)

Breno vestiu a camisa e abraçou a campanha: “Fazer o bem é uma religião”

foto ricardo gama (85) (1)

A plateia, atenta, se emocionou e também riu em vários momentos do talk show

foto ricardo gama (33)

Clara Bousada e Rodrigo Lima ajudaram na divulgação pelos corredores da feira. A pequena Maria Eduarda também

foto ricardo gama (34) (1)

Maria Eduarda: estrelinha mirim da campanha do Eu Vejo Beleza #elogiopúblico

foto ricardo gama (39)

Meninas jovens e antenadas garantiram lugar logo cedo para assistir ao bate-papo

foto ricardo gama (47)

A plateia se deliciou com o drink relaxante Slow Cow e cheesecake orgânica da CrisCake

foto ricardo gama (54) (1)

Isabel Fillardis e Marcia Disitzer, conhecidas de longa data do mundo da moda

foto ricardo gama (59) (1)

A simpatia de Isabel Fillardis e de sua mãe, Sônia, ao chegarem no Lounge do Bem

foto ricardo gama (67)

Breno se emocionou e emocionou Karla, que mediava o talk show

foto ricardo gama (75)

Suely Viola, mãe de Breno, contou sua trajetória de sucesso como educadora

foto ricardo gama (80)

Isabel descobriu cedo que teria que usar sua imagem para divulgar boas causas

foto ricardo gama (96)

Isabel quebrou o protocolo e levantou para abraçar Suely no meio da entrevista

foto ricardo gama (107)

O empreendedor Robert Guimarães ficou encantado com o evento e anunciou a Conferência Internacional do Bem

foto ricardo gama (112)

Fim do bate-papo na Marina da Glória: convidados elogiaram a iniciativa