19.11.2015 / Coisas bacanas
Pão pra toda obra

T.T. Burger: o ganha-pão da casa é facinho nas campanhas sociais

T.T. Burger: o ganha-pão da casa é facinho nas campanhas sociais / Foto Tomás Rangel

Esse grandão aí da foto é tudo que os amantes de hambúrgueres podem sonhar. Isso, olha a foto de novo. Concorda? Mas para o pessoal do T.T. Burger não é suficiente. Os discos de carne tostadinha por fora e suculenta por dentro que saem da chapa são a marca registrada, assim como o caráter social da rede do bem liderada pelo chef Thomas Troisgros em sociedade com Rony e André Meisler.

Com duas lojas na Zona Sul do Rio e uma na Barra, o T.T. se mantém atento às carências a sua volta e, desde a inauguração, em 2013, foram criadas campanhas de recolhimento de agasalhos no inverno e distribuição do queridinho da casa, no Dia Mundial do Pão, em ação que atende até 100 pessoas por unidade.

“O T.T. já nasceu com a proposta social no DNA. Além de matar a fome de comida, também faz parte da nossa missão matar as ‘fomes’ sociais, como de paz e segurança. Nosso calendário é irreverente e engajado. Sempre que podemos atrelar as necessidades sociais às datas, fazemos”, explica Thomas.

Os dias mundiais da Paz e do Orgulho Gay também recebem atenção especial nas redes sociais, onde a marca é muito atuante. Esse engajamento, inclusive, é considerado ingrediente especial para azeitar as relações com os clientes. O objetivo é espalhar boas ideias, e o retorno tem sido positivo. Não à toa, o T.T. rapidamente se identificou com a personalidade do carioca. São 15 mil seguidores no Instagram e mais de 14 mil no Facebook. Todos com fome, muita fome.

Até o cardápio ganhou uma adaptação com caráter, digamos, mais inclusivo. Em novembro, a casa lançou a versão veggie, com shitake no lugar da carne, acompanhada de queijo meia cura, cebola agridoce, chuchu crocante, molho especial, alface e tomate no pão de batata doce. Salivou? Pois é…

Thomas Troisgros é filho de Claude, provavelmente o francês mais carioca que o Rio já viu. E mesmo com essa linhagem europeia, o herdeiro das tradições da família aprendeu em casa a valorizar o lugar que os acolheu tão bem. E quer retribuir: “Passei uma temporada fora do país, mas é aqui no Brasil que estão minhas raízes. O T.T. Burger não poderia ter nascido em outro lugar. A marca tem muito do lifestyle carioca e o hambúrguer é 100% brasileiro, pois não queria fazer um sanduíche que não refletisse a nossa essência. No lado social, o Rio ainda tem inúmeras carências. Por isso, realizamos ações que chamem atenção dos colegas de cozinha, da sociedade, das autoridades para que todos colaborem e façam, cada um, sua parte”.

Reserva TT Burger_André Meisler e Thomas Troisgros_Divulgação (3)

André Meisler e Thomas Troisgros distribuem hambúrgueres para matar as ‘fomes’ sociais

Campanha do agasalho do T.T. arrecadou roupas para doação no inverno

Campanha do agasalho do T.T. arrecadou roupas para doação no inverno

Sobre o autor desta reportagem, especial para Eu Vejo Beleza:

Raphael Roque é jornalista e faz um dos melhores hambúrgueres caseiros do Rio