Esse grandão aí da foto é tudo que os amantes de hambúrgueres podem sonhar. Isso, olha a foto de novo. Concorda? Mas para o pessoal do T.T. Burger não é suficiente. Os discos de carne tostadinha por fora e suculenta por dentro que saem da chapa são a marca registrada, assim como o caráter social da rede do bem liderada pelo chef Thomas Troisgros em sociedade com Rony e André Meisler.
Com duas lojas na Zona Sul do Rio e uma na Barra, o T.T. se mantém atento às carências a sua volta e, desde a inauguração, em 2013, foram criadas campanhas de recolhimento de agasalhos no inverno e distribuição do queridinho da casa, no Dia Mundial do Pão, em ação que atende até 100 pessoas por unidade.
“O T.T. já nasceu com a proposta social no DNA. Além de matar a fome de comida, também faz parte da nossa missão matar as ‘fomes’ sociais, como de paz e segurança. Nosso calendário é irreverente e engajado. Sempre que podemos atrelar as necessidades sociais às datas, fazemos”, explica Thomas.
Os dias mundiais da Paz e do Orgulho Gay também recebem atenção especial nas redes sociais, onde a marca é muito atuante. Esse engajamento, inclusive, é considerado ingrediente especial para azeitar as relações com os clientes. O objetivo é espalhar boas ideias, e o retorno tem sido positivo. Não à toa, o T.T. rapidamente se identificou com a personalidade do carioca. São 15 mil seguidores no Instagram e mais de 14 mil no Facebook. Todos com fome, muita fome.
Até o cardápio ganhou uma adaptação com caráter, digamos, mais inclusivo. Em novembro, a casa lançou a versão veggie, com shitake no lugar da carne, acompanhada de queijo meia cura, cebola agridoce, chuchu crocante, molho especial, alface e tomate no pão de batata doce. Salivou? Pois é…
Thomas Troisgros é filho de Claude, provavelmente o francês mais carioca que o Rio já viu. E mesmo com essa linhagem europeia, o herdeiro das tradições da família aprendeu em casa a valorizar o lugar que os acolheu tão bem. E quer retribuir: “Passei uma temporada fora do país, mas é aqui no Brasil que estão minhas raízes. O T.T. Burger não poderia ter nascido em outro lugar. A marca tem muito do lifestyle carioca e o hambúrguer é 100% brasileiro, pois não queria fazer um sanduíche que não refletisse a nossa essência. No lado social, o Rio ainda tem inúmeras carências. Por isso, realizamos ações que chamem atenção dos colegas de cozinha, da sociedade, das autoridades para que todos colaborem e façam, cada um, sua parte”.
Sobre o autor desta reportagem, especial para Eu Vejo Beleza:
Raphael Roque é jornalista e faz um dos melhores hambúrgueres caseiros do Rio