13.11.2015 / Coisas bacanas
Pimp my Boat: dos muros aos mares

Revitalizar a paisagem do entorno da Baía de Guanabara e chamar a atenção da população – e do Poder Público – para a importância da preservação da pesca artesanal. Com essa ideia na cabeça, um tubo de tinta spray na mão, e vários amigos a bordo, a grafiteira Rafaela Monteiro, conhecida no mundo da arte urbana como RafaMon, realiza neste sábado a estreia oficial do seu projeto Pimp My Boat.

A Colônia Z10, na Ilha do Governador, foi escolhida como marco-zero dessa invasão transformadora, que visa restaurar também a autoestima das comunidades pesqueiras carioca e fluminense através da reforma de barcos, casas, e tudo mais que o grafite possa colorir. O ensaio geral do projeto aconteceu há exatos 30 dias, na Colônia Amigos da Praia Grande, em Niterói, por ocasião do Dia das Crianças, quando as fotos que ilustram essa matéria foram feitas.

Em meio aos grafites aplicados por toda a parte, RafaMon era só alegria. “A ideia do projeto é motivar os pescadores a não abandonarem essa modalidade pesqueira, hoje tão prejudicada pela poluição da Baía de Guanabara. Cabe lembrar que ela garante não apenas o sustento de suas vidas, como o de suas famílias e também das nossas, que nos alimentamos do que é pescado”.

A estreia oficial do Pimp My Boat vai ser embalada pela fanfarra rock’n’roll do grupo Hey Ho Brass Band, quando se estima que cerca de 20 barcos sejam “pimpados”. Representantes de peso da arte urbana carioca já confirmaram seus embarques, dentre eles Cazé Sawaya, Eduardo Tex, Heitor Corrêa, Leandro Raios, Marcelo Jou, METON, Nadi, Pakato Pessanha e Rafael Se7.

E como a arte urbana também é lugar das meninas, as grafiteiras Ana Paula Stelling, Bella Amaral, Juliana Fervo e a própria RafaMon completam esse time, que tem até um gringo do Brooklyn: o artista de rua norte-americano Justin Phame. “A ideia é encher o oceano de arte, mobilizar artistas de diversas partes do país e tornar o Rio uma galeria de arte a céu aberto”, diz RafaMon. Dos muros aos mares, o céu é o limite.

RafaMon estreia o projeto Pimp My Boat sábado, na Ilha: cores na autoestima dos pescadores

RafaMon estreia o projeto Pimp My Boat sábado, na Ilha: cores na autoestima dos pescadores

Sobre o autor deste texto, especial para Eu Vejo Beleza:

Gilberto de Abreu é jornalista, curador de arte e até dançou bolero na festa de 15 anos da Karla Rondon Prado.

IMG_20150920_133118055_HDR IMG_20150920_133419769 IMG_20150920_133821948 IMG_20150920_154713709 IMG_20150920_154802213

Fotos Supergiba Arte Contemporânea