04.01.2016 / Coisas bacanas
A simplicidade é um luxo

É possível ter luxo, ser sustentável, pensar na comunidade e nos produtores locais no meio do paraíso? “Cada vez mais”, diz Priscila Bentes, uma viajante nata. A designer, artista plástica e programadora visual, com Pós-Graduação em Administração, há 11 anos lança o guia ‘Seleta Coleção de Hotéis e Restaurantes’, do Circuito Elegante, associação com nomes de hotelaria e gastronomia.

O catálogo 2016, com 130 endereços exclusivos (incluindo 17 novos restaurantes e 19 novos hotéis), foi lançado no Copacabana Palace, onde pedimos para Priscila ajudar a listar os hotéis mais ‘humanizados’ do país que integram o Circuito. Ela mesma passa o ano viajando, visitando cada lugar, para fazer uma análise personalizada. Dá para ser elegante e simples? A valorização da simplicidade muito nos interessa. “Claro que sim”, diz a especialista. “Eu posso estar aqui de escarpin e joias, ou do outro lado da rua, de havaianas e chapéu de palha, e ser elegante”. A empresária também está bem consciente com relação à importância de ter parceiros: “Não dá para fazer nada sozinha”. Nesse coletivo, ela aponta a Ortobom (“é uma empresa super-sustentável”) e a Trousseau, que faz a campanha ‘Trousseau do Bem’, quando 40% da renda são destinados a instituições com fins filantrópicos.

A pedido do Eu Vejo Beleza, Priscila destacou os hotéis onde o luxo é ser simples, que a gente mostra a seguir. São todos incríveis, um mais emocionante que o outro. Sim, emocionante. Olhando cada um (entre nos sites, aqui linkados), dá vontade de sonhar bem alto e embarcar, custe o preço que custar. Como é bom o paraíso, o romantismo, a valorização da simplicidade! Das matas, da cultura local. Da brisa, que quase vem de brinde nas fotos. Sério mesmo. Veja que delícia de roteiro… E faça uma mala bem pequena.

Uxua

Uxua: casas de pescadores com o melhor cenário de Trancoso, de frente para a brisa e o mar

Uxua, Trancoso, Bahia: “É uma coisa maravilhosa… O dono é italiano, ex-diretor de design da Diesel. Ele foi comprando cada casa de pescador e criou como se fosse um condomínio de casas de pescadores. Interferiu muito pouco… é uma beleza… Cada casa tem o nome do pescador de quem ele comprou. E valoriza a arte indígena. Uxua quer dizer ‘que maravilha’ em tupi-guarani”.

Terra, pode parar de rodar: eu quero descer aqui na Ponta dos Ganchos

Terra, pode parar de rodar: eu quero descer aqui na Ponta dos Ganchos

Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina. “Eu poderia falar por horas… É um hotel impecável e eles têm um trabalho social legal!”, diz Priscila.

Botanique

Botanique, situado entre três vales, fica a 12km de Campos do Jordão e se define “pós-luxo”

Botanique, em Campos do Jordão, SP: “É uma das pérolas da nossa hospedagem. Com arquitetura perfeita, natureza e hospitalidade. Eles têm uma preocupação com o entorno e horta orgânica”. Situado entre montanhas na Serra da Mantiqueira, é destinado, segundo os donos, aos que buscam o silêncio e o “pós-luxo”.

Provence, em Monte Verde, tem decoração e detalhes provençais e um bistrô de alta gastronomia

Provence, em Monte Verde, tem decoração e detalhes provençais e um bistrô de alta gastronomia

Provence, em Monte Verde, Minas: “Começou como bistrô, é acolhedor. Tem cheiro de bolo e fogão à lenha. Eles têm horta própria”.

matavale

Na Mata N’Ativa, as abundantes plantas exóticas e árvores nativas dão os nomes das acomodações

Mata N’Ativa, Trancoso: “Eles têm um projeto ecológico bem legal, respeitando a natureza local. O nome tem a apóstrofe por causa da mata em atividade, como se dissesse ‘mata na ativa’. Ao mesmo tempo, tem o significado de nativa, originária. Natureza perfeita, praias paradisíacas e muito romantismo”.

Na Pousada Patacho,

Na Pousada Patacho, tudo é simplesmente estudado para não perder a delicadeza e o clima local

Patacho, Porto de Pedras, Alagoas: “É de um francês que está revolucionando a região. Primeiro, pelo bom gosto, segundo, pela simplicidade com elegância. É a mais bela pousada de lá e o melhor do lugar é que é tudo feito com muito amor. ‘C’Est l’amour!’, diz o dono o tempo todo”.

Pare tudo! E se imagine nesse quarto, no Rancho do Peixe, com vista para o mar...

Pare tudo! E se imagine nesse quarto, no Rancho do Peixe, com vista para o mar… é para se apaixonar

Rancho do Peixe, na Praia do Preá, Ceará: “Tem redes, bangalô de madeira, sapé, chita, vento e natureza soberana”. É um lugar para quem procura windsurfe e kitesurfe, mas, enraizado no meio da natureza, também atrai muitos casais.

Alguém me transporta pra cá agora... tem romantismo maior? A privacidade das plantas, o mar <3

Alguém me transporta pra cá agora… tem romantismo maior? A privacidade das plantas, o mar <3

 

Vila Kalango, Praia de Jericoacoara, Ceará: “Tem uma linda casinha caiçara, as pias são de bacias de alumínio furadas, amenities feitos pela comunidade, natureza que se impõe… A natureza é muito elegante, o homem é que estraga. A elegância é o equilíbrio”, define Priscila.

Salve esse link 😉

Vai que…