30.10.2015 / Coisas bacanas
O futuro é agora no aniversário do Cluster

Parece que foi ontem, mas o Cluster faz 3 aninhos no domingo, ocupando a Casa da Glória das 13h às 21h. Assim como no início, o evento promove uma troca entre marcas, artistas e o público ao som dos DJs residentes Ícaro dos Santos e Nado Leal. Para o aniversário, Badenov, João Brasil e Bruno Queiroz reforçam o clima de festa. Com foco no positivo, Eu Vejo Beleza selecionou as marcas “do bem” e conta pra você mais adiante quais são.

Madeiras descartadas viram joias incríveis do Estúdio Ripa

Madeiras descartadas viram joias incríveis do Estúdio Ripa

A estilista Carolina Herszenhut, curadora do Cluster, fala da importância de ter expositores conscientes, que já perceberam que é preciso pensar em reaproveitamento, sustentabilidade e integração com a natureza. “O Cluster é uma plataforma de canalização e divulgação de criativos, onde o mercado/evento é parte desse movimento que inclui também uma revista digital e um livro que será lançado em dezembro e que fará o registro de 100 criativos cariocas. Trabalhamos com marcas conscientes do tempo em que vivemos, e todas essas questões estão envolvidas, pois não basta ser criativo, tem que estar de acordo com nosso momento”.

Carolina admite que vivemos um período de publicidade da crise e que muitos negócios nascem nessas horas difíceis. “Acredito que esses são momentos para aqueles que são menores, mais ágeis e têm estruturas menos engessadas, que permitem mudanças e ações rápidas”, explica. “Uma vez tivemos uma marca que não fazia sapatos que incluiu na sua coleção um sapato feito com seu próprio tecido, porém confeccionado por uma empresa de calçados, facilitando assim o processo produtivo e reduzindo custos, tornando seu produto mais competitivo”, lembra.

A seguir, nossa seleção.

Gastronomia de comida saudável

Atelier no Jardim: comida vegana e orgânica (@ateliernojardim). Eles fazem a comidinha na hora, a partir de ingredientes frescos. Exemplos do que será vendido: socca (panqueca de farinha de grão de bico) com pesto de brócolis, hummus de cenoura & laranja, a R$ 10; acarajé e vatapá vegano com saladinha de tomate, R$12

Barraquinha do Atelier no Jardim, com comidinhas orgânicas e veganas

Barraquinha do Atelier no Jardim, com comidinhas orgânicas e veganas

Moda pé no chão (três marcas que têm a ver com o reaproveitamento e slow fashion e que participam do Cluster há 3 anos):

ReRoupa: projeto que transforma roupas esquecidas do seu guarda-roupa em peças únicas, prestando atenção nas histórias por trás das peças. Eles transformam um vestido numa blusa, por exemplo.

Estúdio Ripa: aqui a natureza vira joia. Trabalha com diversas madeiras e infinitas formas.

Zsolt: propõe um design confortável e contemporâneo. O despojamento do algodão se transforma com modelagem e estamparia artesanal únicas.

ReRoupa: preserva a sua história com as peças de seu armário, mas dá nova vida a elas

ReRoupa: preserva a sua história com as peças de seu armário, mas dá nova vida a elas

Fotos de divulgação fornecidas pela assessoria do evento