01.10.2015 / Coisas bacanas
Uma onda maneira

Grife fez parceria com a ONG Waves for Water, que fabrica filtros

Há 21 anos, quando foi fundada, a proposta da Mercatto era fazer uma moda democrática. “Nosso sonho era levar um estilo alegre para o maior número de pessoas”, lembra Renato Cohen, diretor da marca carioca que foi comprada,  em 2014, pelo grupo catarinense Malwee. Hoje, Renato enxerga a moda além das tendências e do resultado das vendas. “A gente revisitou os nossos valores e criou um sonho para a empresa: transformar o mundo em um lugar melhor”, conta o empresário.

Para o sonho virar realidade, Renato e sua equipe elegem, a cada temporada, uma causa. “Nesta coleção, criamos o projeto Correntes do Bem, ao lado da ONG Waves For Water (organização fundada em 2009 pelo surfista Jon Rose que distribui diferentes tipos de filtros portáteis em todo o mundo). Desenvolvemos uma camiseta especial cuja renda será 100% doada para compra de filtros que transformam água suja em potável. E vamos distribuí-los em comunidades carentes do Brasil”, explica Cohen. A projeção de Renato é que a venda da camiseta possibilite a compra de cerca de 500 filtros, que vão mudar a vida de aproximadamente 50 mil pessoas. “Atualmente, também buscamos uma musa que seja participativa. A atriz Paloma Bernardi, que é a estrela da campanha de primavera-verão 2016, representa bastante isso. Ela é muito engajada em temas sociais, reverberando ainda mais a nossa política”, diz ele. Para reforçar a campanha, a empresa vai eleger, entre artistas e formadores de opinião, ‘embaixadores’ para vestirem a camiseta, que começou a ser comercializada este mês. “Quando a gente levanta bandeiras, acaba mobilizando milhares de pessoas”, analisa Renato.

Além do Correntes do Bem, a marca abraçou o projeto Arredondar, em parceria com a ONG homônima. Em seis lojas da rede, o cliente vai poder  arredondar a sua compra em até 99 centavos. O valor arrecadado será destinado ao Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas). “Este é um movimento que surgiu em São Paulo. O Ipê é um parceiro de mudança consciente. A gente apresenta o programa para o cliente e acaba fazendo com que as pessoas entrem nesta corrente”, diz o empresário, animado com o poder de transformação que tem nas mãos. “Fico até arrepiado”, confessa.

A atriz Paloma Bernardi foi escolhida pela marca por ser engajada em temas sociais

A atriz Paloma Bernardi foi escolhida pela marca por ser engajada em temas sociais

Sobre o autor do texto, especial para o site:

Editora de Moda, carioca de alma elegante, Marcia Disitzer é autora de três livros muito bacanas que ajudam o leitor a entrar nesse universo generosamente. O último é ‘Um mergulho no Rio – 100 anos de moda e comportamento na praia carioca’ (Casa da Palavra). Sempre de olho no popular, Marcia conta aqui como a grife Mercatto quer fazer sua parte pelo bem do mundo.